Conhece-te a ti mesma

Foi-se o tempo que ficávamos diante do cabeleireiro como quem olha para um oráculo esperando uma resposta. “O que fica bem em mim? Esse tom combina com a minha pele?” E o profissional cheio de si e de suas informações recitava tudo que tinha acontecido na última semana de moda na Itália e de lá saía você com um cabelo x, de uma cor y que nada diziam sobre você ou sua personalidade.

O mesmo para roupas, cores de esmalte e maquiagem. Além de poucas opções, sofríamos com a falta ou dificuldade em obter as informações. Definitivamente, tempos passados. Hoje, cada vez mais as mulheres sabem o que as faz felizes, o que as faz se sentirem mais belas e o fenômeno que gera todo esse empoderamento é o autoconhecimento. “Isso não quer dizer que você passa a negar suas fragilidades, é que, apesar delas, descobre seus objetivos e propósitos, passa a ter o domínio dos seus talentos, o que te garante um poder fenomenal”, diz Derlene Santesso, coaching e sócia da Conceito 8, especializada em desenvolvimento humano.

Outra artista que se tem destacado com o tema é a fotógrafa Silvana Garzaro. Seu projeto “Campo de Flores”, inspirado na poesia de mesmo nome de Carlos Drummond de Andrade, retrata mulheres comuns com mais de 40 anos nuas. “Quero falar da invisibilidade social que acontece entre os 40 e 50 anos, período em que as mulheres estão totalmente ativas, plenas intectualmente e com corpos que retratam o passar dos anos, mas não menos sensuais e belos”, diz.

Com todas essas expressões de arte, a boa notícia é que vivemos hoje um momento especial. A moda entendeu que a palavra de ordem é “ageless”, ou seja, ela não se adequa a uma faixa etária, mas à atitude, ao estilo de vida das mulheres. A beleza de mulheres reais vem ganhando cada vez mais espaço e assim nos libertando de não ser quem não somos. Mas tudo isso passa antes por todas nós, que devemos nos olhar internamente e aceitar e amar nossa beleza única e especial. “O autoconhecimento sem dúvida é a chave que nos dá a coragem de ser quem somos”, garante Derlene.